domingo, 29 de julho de 2012

O que o diagnóstico do câncer pode trazer?


     Quando uma pessoa tem o diagnóstico de câncer, passa por uma experiência triste e estressante, como uma doença grave é inevitável o aparecimento de um quadro depressivo ou mesmo de uma depressão.
     Surgem dificuldades emocionais e sentimentos de tristeza, o paciente vivência um sentimento de impotência diante da própria vida, ocorrem mudanças físicas e psíquicas, há a quebra de planos, de sonhos, da auto-estima e da autoconfiança. Preocupação e temores associados à natureza da doença, da morte, e as várias formas de tratamento, que em geral são muito agressivas ao paciente.
     O câncer é um conjunto de variadas patologias, por isso cada tipo de câncer pode trazer diferentes sintomas a cada indivíduo. O momento do diagnóstico é vivenciado como uma crise vital e significativa ao indivíduo e à família, os quais passam a vivenciar situações novas e mudanças no estilo de vida, descobrem novas formas de enfrentamento e passam por períodos de adaptações. O diagnóstico de câncer produz impacto e altera a vida normal da família de diversas maneiras, tornando a sua participação inevitável.
    Por isso a importância do envolvimento da família, é essencial em qualquer momento da trajetória da doença, especialmente, para assegurar a adesão aos tratamentos, para prover suporte emocional e a continuidade dos cuidados em domicílio.
    Por isso, o tratamento com o psicólogo é extremamente importante porque em seu consultório pode oferecer ao paciente e aos cuidadores um espaço de escuta e acolhimento especializado a fim de aliviar e amenizar os sentimentos que surgem com a doença.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário